SUSCRIBIR NEWSLETTER

Newsletter semanal

* campo obrigatório

Bebidas
Caipirinha / Caipiroska de maracujá

 

Existe um drinque por demais gostoso que se pode preparar de forma rápida e com poucos ingredientes. Usando como matéria-prima a cachaça ou a vodka, adicionando limão, açúcar e a fruta, se pode fazer uma ótima bebida muito refrigerante e gostosa para compartilhar com amigos: Caipirinha ou Caipiroska de maracujá.

 

Dependendo do destilado escolhido, será que o drinque final vai adotar o seu nome, e inclusive suas características particulares.

 

Quando é elaborado com base de cachaça branca (sem envelhecimento em barris de madeira) o clássico perfume da aguardente se mistura elegantemente com os aromas dos demais ingredientes. Já se a escolha é ser elaborado com vodka como base, se bem para muitos pode ser considerado como “um drinque mais elegante”, os seus aromas podem ser menos perfumados, devido a que o destilado em questão, é mais neutro.

 

Seja qual fora a eleição, é um drinque muito bom, de que gosta ao mundo todo e que se pode desfrutar na companhia de uns bons nini-bolinhos de siri ou de uns gostosos pastéis de atum com maçã. Experimente, vale a pena!

 

Preparação do drinque

 

Ingredientes: 1 limão (melhor se é lima Tahití), 2 colheres - de sopa - de açúcar branca, 50 ml. de cachaça ou vodka, 50 ml. de polpa de maracujá, gelo.

 

Preparação: No mesmo copo onde vai servir o drinque, coloque e corte em pedaços o limão e aperte suavemente com o pisador do morteiro agregando um pouco do açúcar. Em copo para drinques misture a polpa de maracujá com o açúcar restante, adicione a cachaça ou vodka e o gelo. Mesclar ou agitar bem e servir no copo com o limão. Beber bem gelado! 

 
Drinques: cachaça e caipirinha

 

 

Quem em alguma oportunidade não bebeu cachaça (cana)? Mais sim viajo o mora no Brasil, é praticamente inevitável não ter experimentado o refrigerante de uma caipirinha, drinque elaborado com este destilado.
Sgundo a definição da lei, a cachaça é o produto da destilação do suco fermentado da cana-de-açúcar, com uma concentração de álcool dentre o 38% e o 51%. Podem também ser agregados até 6 gramas de açúcar por litro.
 
Existem dois tipos de produção desta aguardente, o obtido de forma “artesanal” e que se limita aos pequenos produtores que se distribuem em Brasil tudo, com destaque pela sua qualidade os dos estados de Mina Gerais e São Paulo, e por outro lado a “industrial” com concentração de quase toda sua produção em São Paulo.
 
A cachaça pode ser bebida em coquetéis, sendo o mais conhecido e popular a caipirinha, feita com limão (lima tahiti), açúcar, gelo, e cachaça. Também é comum bebê-la sozinha, já seja de um só gole, ou tirando tudo o seu sabor (sobre tudo quando ela é de uma qualidade superior) a que particularmente se costuma envelhecer em barris e toneis de carvalho. Outra particularidade é que a cachaça pega (na língua do povo) o nome de “pinga” o que é basicamente usado na região Sul do Brasil. Acontece que sem dúvida, estamos falando da bebida destilada mais popular e consumida no País, que além disso pode ser comprada a preços na realidade muito baixos, embora nesse caso sua qualidade poda ser muito discutível.
 
Em especial apreciada nesta época do ano, é uma ótima opção para quem gosta de um drinque refrigerante quando é preparado como caipirinha e é bebido com moderação e acompanhado tudo tipo de petiscos e pratos. De tabuas de frios e queijos gordurosos, passando por petiscos de peixes ou frango frito, até pratos como feijoada, e muitos mais, abrem um leque de gastronomia certa à hora de fazer harmonização desta bebida com alimentos.
 
Para quem é mais gourmet, e que gosta de beber este destilado na sua apresentação “envelhecida”, uma boa escolha é acompanha-la com um charuto, que na hora da sobremesa (logo após dos doces) ou em companhia de uma boa leitura, se faz muito prazerosa.
 
Seja como seja, pura o como base de coquetéis, experimente uma boa cachaça, aprecie com moderação e procurando sempre fazer equilibro com o seu forte teor de álcool e algum alimento, e assim com certeza vai tirar o que ela tem de melhor.
 





Copyrigth 2010 - Todos los Derechos Reservados por Daniel Arraspide - Designed by Pandemia Hosting Uruguay.