SUSCRIBIR NEWSLETTER

Newsletter semanal

* campo obrigatório

Enoturismo
Um final de semana pelos "Senderos del Tannat"

Deixe-se seduzir pelo encanto dos vinhos, e a gastronomia do Uruguai 

 

 

 Programação para 10 a 12 de agosto de 2012

 

Chegar em Montevidéu na sexta-feira, ter o transfer aguardando você no aeroporto, e daí direto para um city tour até o my Suites Boutique Hotel (único hotel temático de vinhos do País) é apenas o começo de um final de semana, com certeza inesquecivel, na capital uruguaia.

 

Já acomodados nos aconchegantes apartamentos do ótimo hotel localizado no nobre bairro de Pocitos, a hora da degustação no wine bar – atendido pela sommelier Adriana Bidegain – será o cenário para entrar no clima dos vinhos uruguaios, e desfrutar do posterior jantar especial oferecido aos hóspedes.

 

 

O sábado promete, e muito! É o dia que um grupo de vinícolas uruguaias faz o Festival de la poda y la cocina criolla (Festa da poda e cozinha crioula) onde as praticas que vão determinar – em boa medida – a qualidade da próxima safra de uvas, é partilhado com consumidores e apreciadores do vinho.

 

Assim pois é que saindo do hotel com direcção à região vitivinícola metropolitana a ideia e não ficar por fora deste grande evento. Na vinícola, o grupo será guiado nas tarefas da poda, degustará os vinhos mais representativos do produtor, e participara do almoço com pratos típicos da culinária uruguaia. Sem dúvidas, um passeio pelos sentidos.

 

 

De retorno no hotel, e após do intervalo, quando o pôr do sol de passo à noite, os vinhos produzidos neste canto do mundo vão encher mais uma vez as taças, e serão o convite para sair conhecer a noite “montevideana” num dos seus requintados restaurantes, pubs, teatros, cinemas, shoppings, e demais atrações da cidade.

 

No domingo, logo do café da manhã, e com as malas carregadas – até com boas lembranças – outra visita que vai valer a pena será na vinícola Viña Varela Zarranz. Um local quase mágico, onde história, tradição, bom atendimento, e a produção de ótimos vinhos e espumantes, fará com que todo quem visite esta adega familiar, fique com vontade de conhecer mais desse Uruguai que ainda têm que ser descoberto.

 

 

O pacote inclui:

 

* Duas diárias de hospedagem no my Suites Boutique Hotel & Wine Bar

* Degustação e jantar no my Wine Bar

* City Tour em Montevidéu

* “Festival de la poda y la cocina criolla” em vinícola

* Visita com almoço na vinícola Viña Varela Zarranz

Transfer in/out hotel e traslados para todas as actividades

 

Preço por pessoa:

 

Em apto. Duplo / Casal: U$S 377.-

Em apto. Single: U$S 494.-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Percorrendo o Vale dos Vinhedos de bike

 Passeio ciclístico celebra a chegada da primavera no Vale dos Vinhedos com pits stop em vinícolas e queijaria, distribução de brindes e sorteio de bicicleta

 

 

Pedalando. É assim que o Vale dos Vinhedos vai celebrar a chegada de mais uma primavera. E para aliar a beleza da estação com as atrações do roteiro nada melhor do que apostar em um novo trajeto com pits stop em uma queijaria e vinícolas para degustar queijos, vinhos, espumantes e suco de uva. O Passeio Ciclístico da Primavera será no dia 25 de setembro, com concentração às 9h30min em frente à sede da Aprovale. Serão 5.300 metros passando pelas vinícolas Vallontano, Torcello e Almaúnica, além da Queijaria Valbrenta, até chegar no Hotel Villa Michelon.

 

Na estação das cores, flores e aromas, o roteiro se transforma com pinceladas de puro verde. No período, os parreirais começam a florescer, depois de três meses de intenso inverno numa hibernação essencial ao cultivo da videira. E é justamente para proporcionar este contato com a natureza e divulgar as atrações do Vale dos Vinhedos que o Hotel Villa Michelon promove, pelo segundo ano consecutivo, o passeio. “O Vale é sinônimo de saúde. Aqui o ar é mais puro, a paisagem alimenta o espírito, a tranquilidade dá folga para o agito dos grandes centros e, é claro, o vinho harmonizado com a boa gastronomia da região traz benefícios à saúde. Um passeio ciclístico neste ambiente é um tratamento revigorante”, garante o diretor do hotel, Moysés Michelon.

 

Com a mudança do trajeto, além de admirar a beleza natural da região, também será possível interagir com os atrativos do roteiro, fazendo paradas para degustar vinhos, espumantes, suco de uva e queijos. No primeiro pit stop os ciclistas viverão a experiência de degustar espumantes da Vallontano Vinhos Nobres, brindando a primavera. Ao lado, na queijaria Valbrenta, a degustação de queijos e suco de uva da Vinícola Torcello. Dali, eles seguem o trajeto parando na Vinícola Almaúnica, onde poderão provar o Merlot Safra 2010, lembrando que os vinhos e espumantes poderão ser degustados apenas pelos adultos.

 

Cada participante receberá uma caixinha de Sucos Suvalan e uma garrafinha de água personalizada. A inscrição é gratuita e pode ser feita antecipadamente no Hotel Villa Michelon, na Escola Infoserv ou na Jamar Cia do Esporte, ou ainda no local. O ponto de chegada será no Villa Michelon com distribuição de brindes e sorteio de uma bicicleta.

 

SERVIÇO


O que? Passeio Ciclístico da Primavera


Quando? 25 de setembro, a partir das 9h30min


Onde? Concentração em frente à sede da Aprovale


Inscrições antecipadas:


Hotel Villa Michelon – (54) 3459.1800


Escola Infoserv – (54) 3452.7928


Jamar Cia do Esporte – (54) 3451.2675


As inscrições também podem ser feitas no local.


Promoção: Hotel Villa Michelon


Apoio: Escola Infoserv, Jamar Cia do Esporte, Sucos Suvalan, Vinícola Torcello, Vallontano Vinhos Nobres, Vinícola Almaúnica, Queijaria Valbrenta, Secretaria da Saúde e Aprovale.

 

Texto: Conceito Com

 
El Cuadro.... nova proposta de enoturismo no Chile

No Vale de Casablanca, para todo bom viajante gourmet

 

 

Com 12 palavras é possível resumir as sensações que vivem os visitantes de El Cuadro: paisagem maravilhosa, ótimos vinhos, alta gastronomia, e amor pelas tradições do Chile.

Embora, além disso, este novo projeto enoturístico no meio do Valle de Casablanca, vale a pena a ser descoberto e visitado. Mais que nada pelo hospitaleiro de seu atendimento, que é receptivo demais para todo amante da boa vida que o visite.

Na metade do caminho que vai de Santiago para Viña del Mar, El Cuadro é uma escolha ótima, enquadrada em um enorme vale de videiras, coroado de montanhas.

 

 

 

Percorrer os 70 km que distância a capital chilena da Cidade de Casablanca, já é um presente para os sentidos. Uma paisagem muito rica de coxilhas, vinhedos, montanhas, e o verde exuberante, ajudam para esperar com muito bom ânimo para o que seguirá. E mais ainda, se o destino final desse passeio é chegar até El Cuadro, uma estância eno-turística localizada no próprio Valle de Casablanca, terra de grandes vinhos.

 

Ali, na própria estância, convidados e recebidos por um de seus administradores, o simpático e dinâmico Roberto Meiss, percorremos as instalações do lugar – incluindo o cômodo wineshop - conhecemos a sua proposta e serviços, degustamos os vinhos produzidos com uvas do lugar, e finalizamos nossa visita com um ótimo almoço, claro está, regado de bons vinhos chilenos.

 

El Cuadro faz parte da mesma empresa que administra a cadeia de hoteles Panamericana com sede em diferentes cidades de Chile – até em Viña del Mar com o Hotel O'Higgins, onde ficamos hospedados por gentileza da família Meiss. O projeto de El Cuadro é bastante novo, e abrange não só o turismo do vinho, já que também conta com salões de festas para casamentos, e ademais outras instalações, até uma igreja. Sim, você lê bem, um capitel com capacidade para mais de 500 convidados, onde os noivos se encarregam de levar ao sacerdote, reverendo ou pastor, de acordo a sua religião.

 

O lugar também tem salões de diferente tamanho para eventos empresariais, reuniões familiares ou de negócios, e oferece um serviço coordenado de transfer de, e para Viña del Mar.

 

Agora, ao estar num lugar privilegiado, que tem ganhado fama mundial por conta da sua produção vitivinícola, o principal atrativo do lugar e que nele se aproveita pela cima de tudo, é o seu potencial enoturístico. Uma vez recebidos na estância, o convite dos guias é para percorrer em carruajes antigos, os vinhedos de Sauvignon Blanc, Chardonnay, e Pinot Noir ali cultivados, para seguir no Jardim de Cepas, o qual possui uma grande variedade de castas.

 

Depois, as taças esperam prontas para a degustação dirigida que o sommelier da casa levará adiante, começando pelos brancos e finalizando com os tintos de Carmenèré e Cabernet Sauvignon, duas variedades que não são cultivadas no lugar e que tem que vir de um produtor do Valle del Curicó. Vinhos expressivos, com notas de frutas e de madeira bem equilibrada, taninos arredondados; um testemunho fiel das variedades com que são feitos.

 

Um atrativo bem interessante é o Museo del Vino, onde antigos equipamentos utilizados na produção, combinados com esculturas de madeira – muito bem executadas por um artista plástico local – retratam da vindima até o engarrafamento dos vinhos que antigamente foram elaborados no país do outro lado da cordilheira.

 

Uma experiencia que não finaliza aí. Depois de um aperitivo com gostosas empanadas e Chardonnay Sour, a visita segue pela “media luna”, onde os huasos (típico homem do campo chileno) na companhia da sua “china” dançam ao som do folclore, colocando uma nota de cor e tradição, aplaudida pelos expectadores. Segue a isso, a tarefa de domar, feita pelos huasos e cavalos especialmente treinados para esse trabalho. Um verdadeiro espectáculo!

 

E como cereja acima do bolo, um farto almoço à carte é servido no lindo restaurante, onde é possível desfrutar de cozinha internacional, até culinária bem típica chilena. Harmonizando os pratos, os vinhos de El Cuadro, que se servem sem limite.

 

Um lugar altamente recomendável para todo bom gourmet amante do vinho, que deseje desfrutar com os 5 sentidos do melhor nível e atendimento que o enoturismo no Chile está oferecendo.

 

Apenas para se tentar, aqui tem algumas das maravilhas do menu oferecido. Dê uma olhada ao cardápio (em espanhol) e deixe-se conquistar; com certeza não se arrependerá.

 

ENTRADAS

v CEVICHE DE CORVINA A LA PERUANA
Corvina
picada y macerada en jugo de limón de pica y especias, acompañada con choclo peruano.



v PASTEL DE JAIBAS Y CAMARONES

Jaiba desmenuzada y camarones salteados al vino blanco y panco.



v CARPACCIO DE SALMÓN

Láminas de salmón ahumado con su guarnición clásica, limonetta y alcaparras y láminas de queso parmesano



PLATOS DE FONDO (PRATOS PRINCIPAIS)

v MARMITA DE MARISCOS

Variedad de mariscos y pescados, pochados al vino blanco.



v RULAR DE TILAPIA

Rollo de tilapia relleno con jaiba y camarones en una suave salsa de Martini Dry.



v CHULETA DE CORDERO MAGALLÁNICO

Chuletas de cordero en tapenade de hierba buena y aceitunas en salsa de amaretto.



v ESCALOPINES DE JABALÍ

Escalopines de jabalí horneados en su jugo con miel de ulmo y merkén, acompañado con puré de arvejas.



v ZORRENTINO

Fina masa casera rellena con espinaca, champiñones y ricota.



POSTRES (SOBREMESAS)

v MOUSSE DE CHOCOLATE MÁRMOL

2 suaves Mousse de chocolate blanco y negro al grand manier y guindas ácidas.



v COPA TRES LECHES

Suave bizcocho de vainilla, humedecido en tres tipos de leche, perfumados al ron.



v MERENGON DE LUCUMA

Tortita de merengue clásico relleno con Mousse de lúcuma con salsa de papaya al pisco.

 

ESPECIALIDADES CHILENAS

ENTRADAS

v Arrollado de Huaso, con pebre de cilantro

v Láminas de Ostiones, en aceite de nuez y limón de pica



PLATOS DE FONDO

v Costillar de Cerdo a la Chilena con papas doradas

v Pastel de Choclo



POSTRES

v Terrina de Mote con Huesillos

v Suspiro del Elqui



APERITIVO

v Chardonnay Sour, Vinos Estancia El Cuadro, Bebida, Jugo, Agua Mineral

v Surtido de finas empanaditas



Informação completa, consultas, e reservas: www.elcuadro.cl


ESTANCIA EL CUADRO

Centro Enoturístico de Eventos, Casablanca - Chile • Fonos: (56-2) 519 7503 / (56-32) 215 6817 • E-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  

 
Desvendando o enoturismo

Avaliação do 1º Congresso de Enoturismo é considerado bem sucedido

 

 

 

CONGRESSO DE ENOTURISMO

 

Aconteceu no Vale dos Vinhedos em 22 a 24 de setembro, e divulgamos as reflexões das entidades envolvidas na organização:

 

Ao final do I Congresso Latino-Americano de Enoturismo, ficou a certeza dos objetivos alcançados: Conhecimento e Informação - debatemos novos conceitos, onde ficou claro que o enoturismo é sensibilização dos sentidos, emoção, cultura, experiências diferenciadas, mas há a necessidade de se promover mais nossa Região, aproveitando para vender a imagem positiva que temos. As discussões pautaram-se no modelo cultural, onde o enoturismo não tem como objetivo vender vinho, mas em promover o desenvolvimento regional, sendo que a comercialização da bebida é consequência de um bom atendimento.


No aspecto Ações em Prol do Turismo, temos a certeza de que o Ibravin e o Sebrae, além das outras entidades do setor do turismo e do vinho, continuaram contribuíndo com projetos novos, inclusive. Além disso, recebemos o ofício do Ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmando que também apoiará as ações decorrentes do Congresso, visando o desenvolvimento do enoturismo.


Também criamos alianças estratégicas com o Chile e Argentina (Mendoza) e esperamos ampliá-las para os demais países.


Tínhamos o objetivo de realizar o evento aqui, nos anos pares, mas nos anos ímpares, abrirmos o evento para os outros destinos, sendo que Mendoza já confirmou que sediará a próxima edição. Estamos muito satisfeitos com os resultados que só foram conquistados, devido ao apoio de todas as entidades envolvidas e da grande contribuição dos palestrantes, debatedores e mediadores, a quem devemos um especial agradecimento.

Ivane Fávero
SECRETARIA DE TURISMO – PREFEITURA DE BENTO GONÇALVES (RS) – BRASIL

 

 

ABERTURA DO CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENOTURISMO TEVE PALESTRA DE LUIS VICENTE ELIAS PASTOR



Na noite da quarta-feira, dia 22 de setembro, iniciou o I Congresso Latino-Americano de Enoturismo, no Hotel e Spa do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.



A abertura do evento contou com a presença de autoridades, congressistas, palestrantes e imprensa. A Secretária de Turismo de Bento Gonçalves Ivane Maria Remus Fávero agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento, pois a partir do congresso, será possível expandir a visão do enoturismo para que a nossa região se torne um produto internacional.

 

Após, o presidente do IBRAVIN Júlio Fante falou sobre a importância de o enoturismo ser utilizado como uma ferramenta fundamental para as vinícolas divulgarem os seus produtos.

 

 

Já o presidente da Atuaserra Clacir Romagna enfatizou a importância do enoturismo para o desenvolvimento regional transmitindo o conhecimento a partir do congresso. Os pronunciamentos encerraram com as palavras do prefeito de Bento Gonçalves Roberto Lunelli, que enfatizou a importância das decisões e os caminhos a serem tomados durante o evento. Como o enoturismo vai fomentar a economia, a inclusão social, gerar emprego e renda, além de agregar valor à agricultura familiar.

 

 

O proprietário da Adega Lopez Heredia e estudioso do enoturismo Luis Vicente Elias Pastor iniciou sua explanação “El Turismo del Vino en América Latina” abordando o turismo de vinho na América Latina e destacou como a cidade de Bento Gonçalves tem uma ideologia do vinho muito presente. Apresentou um panorama do mundo mostrando os modelos de vinho no mundo e o turismo enológico. Pastor falou sobre a distinção dos produtos, mas ao mesmo tempo, uma união pela apreciação, valorização do turismo do vinho e o desenvolvimento regional. “Tarefa que começa na cultura e na venda dos territórios”, comentou.

 

 

Pastor falou ainda que, no futuro o turismo será dos sentidos, do contato desde os vinhedos à degustação. Pastor disse que é uma satisfação ao falar do turismo como um todo. “Aqui encontramos valores únicos que não encontramos em nenhum local do mundo”. Outro ponto abordado pelo palestrante foi o modelo cultural, pois, segundo Pastor, este se apoia nos valores locais e humanos em toda a América Latina pela sua diversidade, e isto, são os recursos complementares às vinícolas para fomentar o enoturismo.

 

 

O congresso foi uma realização da Secretaria Municipal de Bento Gonçalves, Faculdade FISUL, Bento Convention Bureau, SHRBS, APROVALE, SEBRAE, IBRAVIN, ATUASERRA, IFRS, ABE, Embrapa, Universidade de Caxias do Sul, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves e organização da Moura Comunicação.

 

 

Fonte: Comunicação FISUL – Garibaldi (RS) www.fisul.edu.br

 
Cores e sabores de outono em Vinícola Bouza

 

 

Enquanto o vinhedo deixa cair as últimas folhas de cor de cobre, quase que antecipando o tempo da poda, os aromas, texturas, e sabores ganham complexidade no restaurante de Bodega Bouza Boutique.

 

O prédio, projetado e construído originalmente para se utilizar como sala de degustação, foi ganhando prestigio, além de clientes. Os que procuravam uma harmonização certa para experimentar os vinhos que a casa oferece, encontrarem um leque de opções gastronômicas simples, mas por demais atrativas e gostosas, que garantiu o sucesso de sua proposta.

 

O segredo, uma matéria-prima de ótima qualidade, selecionada e ajustada segundo os produtos que são alcançados nas diferentes épocas do ano. Gostosos legumes, massas, peixes, frutos do mar, carnes grelhadas ou “a la parrilla”, configuram um cardápio curto com sotaque na cozinha internacional muito bom interpretada e executada pelo Chefe Pablo Saravia.

 

Destaque especial, os vinhos da própria vinícola, que com castas tradicionais, e outras vindas de Espanha – caso dos seus Alvarinho e Tempranillo – é uma das grandes atrações do lugar, em onde é possível apreciar destes caldos, por taça, além de por garrafa.

 

Toalhas, cristaleria, louça, uma rica seleção de pães e um serviço excepcional com pessoal qualificado, fazem que a proposta seja verdadeiramente agradável, que vale a pena experimentar, melhor sim e feito com agendamento e disponibilidade de tempo.

 

Perto da cidade, mas, por sua vez longe do barulho, apenas 20 minutos do centro de Montevidéu, Bouza é um recinto de paz e tranquilidade, além de sinônimo de boa mesa.

 

Entre as opções atraentes do cardápio, que experimentamos in situ na nossa última visita, são destaque um baby beef com strudel crocante de batatas, molho de vinho Tannat e bacon, prato que fez uma harmonização ótima com o Monte Vide Eu 2007, um corte de Tannat, Tempranillo, e Merlot, as três castas cultivadas pela Bouza, e magistralmente bem trabalhadas em um blend feito pelo Dr. Eduardo Boido, o enólogo chefe da vinícola.

 

Já falando de sobremesa, uma exclusividade: soufflé de Martín Fierro, uma esponjosa sobremesa elaborada com doce de marmelo especial, delicadamente combinada com um shot de queijo creme, honrando a uma das sobremesas mais tradicionais do Uruguai. Sua harmonização certa, um Destilado de Orujo de Tannat (Grappa) que faz companhia para a sobremesa, também ao café expresso.

 

No nosso caso, não escolhemos entrada, das que na carte tem algumas opções; tábuas de queijos e frios, saladas, sopas, etc. que são uma boa desculpa para começar experimentando o Chardonnay 2009, um ótimo branco que recentemente foi adjudicado com uma Grande Medalha de Ouro no Concours Mondial de Bruxelles.

 

E como as boas surpresas são quase um costume nesta empresa, só é apenas esperar até a primavera para tê-las de primeira mão. Mas, não espere os meses em falta, me permita uma dica: experimente essa cozinha maravilhosa, visite o lugar, presenteie-se com um passeio para os sentidos.

 

Por agendamento e visitas: ligue (+598) 2 3234030 o escreva para This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 
« StartPrev12NextEnd »

Page 1 of 2




Copyrigth 2010 - Todos los Derechos Reservados por Daniel Arraspide - Designed by Pandemia Hosting Uruguay.