SUSCRIBIR NEWSLETTER

Newsletter semanal

* campo obrigatório

Vinhos e Vinícolas UY
Syrah de Uruguai é um dos “Best Buys” do Chicago Tribune

Em 11 vinhos do mundo é destaque um uruguaio de apenas 8 dólares 

 

 

 

Pode ter passado sem fazer barulho para muitos, até para a mídia especializada, mas aconteceu, um vinho made in Uruguay foi destaque na lista dos “Best Buys” (melhores compras) postada pelo Chicago Tribune no passado mês de fevereiro.

 

Procura no valor? Nosso expert em vinhos oferece 11 vinhos com grande gosto e valor. Esta é uma lista de vinhos com um valor embaixo dos 15 dólares a garrafa, e com umas quantas dicas para encontrar os melhores pratos para o desfrute deles” comenta o cabeçalho do artigo publicado.

 

Na lista aparecem vinhos feitos na Califórnia, Itália, Austrália, França, Áustria, Chile, e no último lugar – por causa de seu preço mais econômico que o dos demais eleitos – Uruguai. O vinho uruguaio recomendado pelo editor da seção Living / Food & Dining, Bill St John, não se trata de um Tannat como poderia se esperar, já que é um Syrah, neste caso elaborado por Domaine Monte de Luz, uma empresa de investimentos vinda da França, com vinhedos localizados na Sierra de Mahoma no estado de San José (região sul de Uruguai)

 

O rótulo a que se faz menção é da safra de 2008 (Domaine Monte de Luz Syrah Carquera) que segundo St John, trata-se de um vinho “- Profundo e escuro, mas, macio e suculento, com um perfume maravilhoso” Complementa dizendo que é um bom vinho para harmonizar “- Pratos de carne vermelha, queijos amadurecidos, assim como preparações com abundantes ervas aromáticas.”

 

Muito bom é comprovar que outras castas menos clássicas de nosso vinhedo, em regiões novas, onde faz poucos anos se começou a investir em vinhedos, estão dando que falar aos especialistas do mundo inteiro, deixando em alto sítio, a potencialidade e a qualidade do vinho uruguaio. E porquê não? seu bom preço na hora da compra!

 

 

Leia o artigo na íntegra (versão em inglês) neste link:

http://www.chicagotribune.com/features/food/sns-food-recieps-drinks-wine-best-buys,0,5080140.story

 

 

Web site de Domaine Monte de Luz:

http://www.vignobles-lesgourgues.com/page.php?page=monte_de_luz_presentation

 

 
Giménez Méndez com pé forte no mercado brasileiro

Com 92,5 pontos, o vinho Luis A. Giménez apaixona no Brasil

 

A vinícola Giménez Méndez esta atualmente em um dos primeiros lugares no ranking de vinícolas exportadoras do Uruguai. Com presença em mais de 18 mercados internacionais, Giménez Méndez esta pisando forte no mercado brasileiro com os seus rótulos Las Brujas, Puzzle (multivarietal), Identity, LYM e o seu rótulo ícone Luis A. Giménez Super Premium, um Tannat excelente.


Wines of Uruguay / Asociación de Bodegas Exportadoras del Uruguay é líder na execução do programa 5M que tem como objetivo difundir os vinhos Tannat do Uruguai em restaurantes e lojas especializadas de vinhos em São Paulo (Brasil)



Em alinhamento com esse programa, a vinícola Giménez Méndez fez uma viagem recentemente para São Paulo para a execução de três importantes degustações com mídia especializada, e público objetivo.


Um dos eventos dos que participou, foi um grande jantar realizado no Restaurant North Grill onde forem provados para 90 convidados os vinhos Las Brujas Sauvignon Blanc 2010, Giménez Méndez Pinot Noir Alta Reserva, Gimenez Mendez Tannat Alta Reserva, o blend top da vinícola Identity Tannat-Syrah-Petit Verdot e acompanhando a sobremesa, o seu Licor de Tannat. No caso do Tannat, foi harmonizado com Costela assada e batata ao forno (tradicional prato uruguaio) fazendo um ótimo jogo e harmonia.


Foi uma semana de muito trabalho para o pessoal que representou à vinícola. A atividade principal foi a degustação acontecida na Associação Brasileira de Sommeliers de Campinas. Em essa mesma oportunidade também foi realizada a assunção do novo conselho administrativo. O enólogo Mauro Giménez Méndez em companhia de Sebastián Gonzatto (Gerente de exportação) falaram sobre o Uruguai, os seus vinhos, a família produtora, e especialmente, dos vinhos servidos essa noite, os mesmos que colheram excelentes resultados. O vinho Luis A. Gimenez Super Premium Tannat recebeu 92,5 pontos, sendo o mesmo, o vinho uruguaio que já recebeu maior nota na história desta Associação de Sommeliers.


Um detalhe não menor, sim é considerado que na verdade são poucos os rótulos com notas por cima dos 90 pontos, dados nos últimos tempos pela organização. Só para exemplo, veja:


Chateau Lafite Rothschild 1996 - 97 pontos

Chateau Haut Brion 1996 - 96 pontos

Chateau Latour 1996 - 93 pontos

LUIS A GIMENEZ Super Premium Tannat - 92,5 pontos

Viu 1 Viu Manent - 92 pontos


A pontuação também coincide com outros já recebidos e atribuídos pela imprensa internacional, e os elogiosos comentários do flaying winemaker Michel Rolland quem não muito tempo atrás na sua terra natal (França) disse que o vinho Luis A. Giménez Super Premim 2006 foi o melhor Tannat de Uruguai que já tem provado.


Uma agradável e nova oportunidade que exalta a potencialidade do vinho uruguaio, e um especial reconhecimento para a vinícola dirigida pela empresária Marta Méndez, quem dia a dia recebe elogios pelo bom trabalho e os ótimos rótulos feitos na sua vinícola familiar. Vinícola que no Brasil é representada pela importadora Hannover www.hannovervinhos.com.br

 

 
Aserrin, aserrán, os Maderos de San Juan

Novos rótulos no mercado

 

 

 Lembro que quando criança, na idade do ensino fundamental, jogando na hora da recreação na escola, cantamos aquela musica: “ - Aserrin, aserrán, los maderos de San Juan. Piden pan, no le dan, piden queso.... “

 

Aqueles versos inocentes – com certeza mais inocentes que muitos que hoje cantados – eram comuns nos jogos da escola de mais de 30 anos atras. Muitos anos depois, eu sei que aquela velha canção, faz parte de uma tradição espanhola, própria da noite de San Juan (que acontece um dia como hoje – na véspera do 24 de junho) e que acompanha um jogo que se faz entre crianças e adultos enquanto os fogos são ligados.

 

Coincidentemente, o nome Maderos de San Juan, é o nome escolhido pela vinícola Los Cerros de San Juan (Colonia – Uruguai) e que corresponde com a sua linha de vinhos premium, feitos em pequenas partilhas, e concebidos para grandes provadores, apreciadores do que é bom, que se distinguem, além de ser exclusivo.

 

O nome Maderos está inspirado na presença contínua de diferentes tipos de recipientes de carvalho que acolheram os vinhos de Los Cerros de San Juan em seus 156 anos de história. A apresentação de novos produtos de elevada hierarquia, marca a dinâmica que tem caracterizado sempre seu longo trajeto.

 

Na segunda metade do século XIX chegaram em navios as costas do Río San Juan, os primeiros tonéis de carvalho europeu provenientes da Alemanha, berço da família Lahusen, fundadora da empresa. Mais de cem e cinquenta anos depois permanece em vigor esta aliança entre o carvalho eo vinho que é envelhecido na adega. Desde os foudres até os barris estilo Bordeaux, incluindo os tonéis e cascos, muitas são as formas que tem a madeira nobre comprometida com o vinho feito em “Los Cerros”

 

Graças a esta série de contentores, e ao tempo, é que se detém na adega um milhão de litros de capacidade, o maior volume de envelhecimento do Uruguai, reposta do argumento que diz “qualidade que vêm da história”. Com esta abordagem é que são elaborados os vinhos Maderos de San Juan Tempranillo, Pinot Noir e Tannat. Estes dois primeiros, hoje apresentando suas novas safras.

 

 

Maderos Tempranillo 2008

Vinho de cor vermelho muito vibrante, com aromas de fruta madura, nuances de especiarias, couro, e madeira nobre. Na boca se apresenta macio, de taninos suaves, bem carnudo, e final com acidez muito equilibrada. Ótimo com peito de pato e cous cous de laranja.

 

 

Maderos Pinot Noir 2008

De uma cor vermelho rubi brilhante, aroma de fruta roxa pequena – ameixas, amoras, framboesas – com nuances de especiarias e balsâmicos. Apresentando-se na boca com volume médio, taninos arredondados, e bom equilíbrio. Acompanhar com salmão grelhado.

 

 

 

Web site do produtor: www.loscerrosdesanjuan.com.uy

 





Copyrigth 2010 - Todos los Derechos Reservados por Daniel Arraspide - Designed by Pandemia Hosting Uruguay.