SUSCRIBIR NEWSLETTER

Newsletter semanal

* campo obrigatório

Estela de Frutos e Lucindo Copat, eleitos enólogos do ano 2010

Um reconhecimento ao trabalho, a paixão, e dedicação pelo vinho

 

 

 

Apenas algumas horas faz que no Brasil e no Uruguai foi celebrado o “Dia do Enólogo”. É possível que para a maioria dos mortais estas datas passarem despercebidas, e só levou em conta no círculo mais próximo do pessoal envolvido no setor.

 

A sexta-feira, dia 22 de outubro é a data marcada no calendário brasileiro para comemorar – com festa e tudo – e honrar a os técnicos em vitivinicultura, aproveitando na mesma cerimônia especialmente preparada para a ocasião, escolher ao “Enólogo do Ano”. A data é a mesma escolhida para a fundação da ABE Associação Brasileira de Enologia, criada em 1976, há 34 anos.

 

Neste ano (o sétimo que se escolhe ao “Enólogo do Ano”) foi eleito Lucindo Copat, um querido e reconhecido enólogo que pelo seu trabalho na frente da Vinícola Salton – onde trabalha há quase três décadas – tem ganhado muitos elogios, como também medalhas. A escolha é muito democrática e é dada por votação dos associados da ABE.

 

Quatro dias depois, também em Uruguai é celebrado o dia que reconhece a profissão do enólogo, coincidindo com a data fixada faz 46 anos para a fundação da Asociación de Enólogos del Uruguay, um 26 de outubro. No Uruguai a associação que reúne a os técnicos, não costuma escolher um profissional do setor com nomeação para “Enólogo do Ano”.

 

Embora isso não seja feito até agora, por outro lado foi tomada a iniciativa, e assim que neste 2010, uma reconhecida enóloga uruguaia passou a deter o título. Trata-se da Ing. Agr. Estela de Frutos, uma profissional muito querida e respeitada no setor, quem na atualidade ocupa a maior parte de seu tempo no INAVI Instituto Nacional de Vitivinicultura, trabalhando na área de Promoción.

 

A notícia nos causou surpresa, e na verdade, não sabíamos que esse reconhecimento seria dado. Estávamos convidados na festa do quinto aniversário da Revista Shop News, e começou a desfilar personalidades de diferentes áreas, que receberam a distinção de “homens e mulheres do ano” nas mais variadas categorias. Entre eles, Jorge “Toto” Da Silveira, Cristina Moran, Maxi de la Cruz, Manuela Da Silveira, Fernando Vilar, e Alberto Kesman; sem dúvida, profissionais que são referência no que respeita ao jornalismo desportivo, a comunicação, e o espetáculo. No obstante, que um profissional do vinho, estivera na lista dos premiados, foi verdadeiramente para ficar surpreso, uma ação digna de aplausos.

 

Significativamente emocionada, de Frutos agradeceu a os organizadores e diretores da revista e convidou para um “brinde com uma taça de vinho cada dia”, expressão que serviu para algumas piadas por parte daqueles mais próximos, que especularam com a “quantidade ótima de taças” com que fazer o brinde no dia-a-dia. A autora do livro “Conocer para valorar. Primera Guia de Vinos del Uruguay” é uma referência pela sua sensibilidade especial na hora de ministrar aulas, cursos, e palestras, e por seu particular apreço pela “uva bandeira uruguaia” Tannat. Aspectos em destaque da profissional, onde se revela o seu carisma, e especial amor pelo que ela faz.

 

Por outra parte, a eleição por o Lucindo Copat fala certamente do talento e qualidade humana de um profissional comprometido com seu trabalho, graças ao qual é colocado num lugar alto a qualidade do vinho brasileiro. Copat foi formado em Mendoza (Argentina) e tem feito várias especializações na área da enologia em Espanha e Alemanha, além de escrever o livro “La Vitivinicultura Latinoamericana y sus raíces” publicado em Madrid no ano 1992. Com o reconhecimento alcançado por Copat, a Vinícola Salton pode se considerar satisfeita, ao ter recebido quase de maneira pessoal “a cereja do bolo” para encerrar as celebrações de seu primeiro centenário.

 

Duas grandes personalidades do vinho, que em seus países de origem e vivendo a realidade de mercados diferentes, ajudam com seu trabalho, paixão, e dedicação, ao desenvolvimento de uma vitivinicultura cada dia mais próxima ao consumidor. Que bom que isto seja apreciado!

 




Copyrigth 2010 - Todos los Derechos Reservados por Daniel Arraspide - Designed by Pandemia Hosting Uruguay.