SUSCRIBIR NEWSLETTER

Newsletter semanal

* campo obrigatório

A Figura do Sommelier
Já aconteceu, mais de uma vez, aqui no nosso país (Uruguai) de me preguntarem: “o que você faz?”, ou “qual é a sua profissão?” Diante da minha resposta, mais de uma pessoa me questiona: “somme...???” A verdade é que muita gente ainda não sabe o que é, ou qual a função de um sommelier.
Ocorreu-me escutar entre os convivas de um restaurante, afirmações como: “e o garçom que serve o vinho”, ou “a pessoa que faz o vinho e faz sua promoção no restaurante”, quase ignorando a definição e as funções de um sommelier. Até o momento em que escutei uma senhora que, acreditando estar sendo discreta, afirmou em voz baixa: “Que lindo! Eu pago a janta e esse cara me diz o que tenho que tomar...bla, bla, bla... é o cúmulo, linda profissão!”
É anecdótico que em um país culto como o nosso, a profissão de sommelier ainda não seja reconhecida.
Diante dessa afirmacão, cabe perguntar-se: por quê? A única resposta aceitável é que o grupo de sommeliers, novo e inexperiente, ainda não “marcou presença” e não “mexeu os pauzinhos” para dar o valor que a profissão merece. Afortunadamente parece que os novos dirigentes das associações que agremiam os trabalhadores do mundo dos vinhos, estão trabalhando para que esta situação se reverta. Além disso, é bom fazer uma autocrítica e reconhecer os erros que foram aparecendo. Mas, na realidade, o que é um sommelier, e o que faz? Antes de tudo devemos esclarecer qual é a definição global do que é um sommelier: trata-se de um assessor em vinhos e bebidas. E quando mencionamos bebidas, entenda-se no mais amplo sentido da palavra.
Apesar de a profissão estar identificada na maior parte das vezes com o vinho, um sommelier também entende de águas, chás, cafés, destilados, coquetéis, azeites, e um variado leque de produtos gourmets, entre eles os charutos, embutidos e queijos, apenas para enumerar alguns. Também recebe capacitação na área gastronômica e é capaz de montar, tanto a carta de vinhos de um restaurante, quanto sua proposta com relação a pratos e petiscos.
História e origens do vinho e dos destilados, geografia vitivinícola, análise sensorial, vinificação, serviço das diferentes bebidas e suas harmonizações, marketing do vinho e francês técnico são alguns dos temas abordados em uma curta formação que tem uma duração média de 1 a 1,5 anos no Uruguai (segundo a escola escolhida) a que todos os aspirantes a sommelier são submetidos.
Ler mais
 
« StartPrev11NextEnd »

Page 11 of 11




Copyrigth 2010 - Todos los Derechos Reservados por Daniel Arraspide - Designed by Pandemia Hosting Uruguay.